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domingo, 19 de junho de 2011

StarCessna400 em depron - Construção com fotos

Por Alexandre Magalhães


Este é o StarCessna400. Na verdade era para ser um Starlite, mas para simplificar a construção ganhou uma cauda meio diferente.
Desta vez a construção tem fotos detalhando principalmente as partes menos óbvias.
Em vôo o modelo subiu rapidamente, voou com menos de meio motor e foi bem fácil de pilotar, provando que quem quer fazer um StarLite, GWsport ou outro modelinho parecido pode economizar uns reais a mais usando motor PM101TR directdrive (vulgo motor 400BR).
A construção gastou uns retalhos de depron 2mm e 4mm e foi feita com coisas que estavam à mão, consumiu umas 3 horas e voou muito bem.
Os equipamentos são simples e baratos.

Atenção

Este modelo foi feito há um bom tempo, em uma época em que motores brushless e baterias LiPo eram extremamente caros. Atualmente com a queda de preço e farta disponibilidade destes ítens, recomendo fortemente que utilizem bateria LiPo 1000mAh a 1300mAh, ESC e motor brushless.

Ficha técnica

Comprimento: 56cm
Envergadura: 1m
Corda: 15cm
Área de asa: 15dm2
Peso final: 320g
Carga alar: 21,3g/dm2
Motor: PM101TR (400BR)
Hélice: GWS 5x3
Bateria: LiIon 1400mAh 7,2V
Receptor: GWS R6N
Servos: 2 GWS Pico
Speed: ICS50 turbinado, recomendo ICS300

Material:

1/4 de folha de depron 2mm
1/4 de folha de depron 4mm
1m de arame de aço 1mm (para os links)
30cm de arame de aço 2mm (para o trem de pouso)
1 par de rodinhas de espuma da aerobrás
6 palitos de sorvete
3 espetos de churrasco de bambú
3 bastões de cola quente fina
3m de fita de embalagem colorida
1 bloquinho cúbico de resto de isopor de cerca de 5cm de lado
2 braçadeiras de nylon
1 cartão magnético velho
2 canudinhos de refrigerante
3 elásticos de dinheiro
O crédito das fotos é do Bruschi, que vai ficar com o modelo e terá a obrigação de aprender a voar nele e aumentar as nossas reuniões duasvezesporsemanais no Paca :P

Construção

Pegue uma folha de depron 4mm, uma caneta de retro, trena, esquadro, etc...
Se tiver paciência para montar mosaico, imprima a planta, recorte os templates e cole sobre o depron. Se não tiver, desenhe direto sobre o depron, tomando o cuidado de deixar tudo simétrico...
Corte com estilete
Cole tudo, tomando o cuidado de deixar passagem para os horns.
Eu uso canudinhos de refrigerante como guia, é leve, barato e desliza melhor os links (escolha a cor de sua preferência...)
Em seguida preparei os links de arame 1mm comprado na Aerobrás, com dobras em Z para encaixar nos horns e nos servos:






Agora os horns... Pegue um cartão magnético velho e corte algo neste formato... Usei da Fenasoft.
Furei com um compasso, mas um preguinho resolve.


Faça cortes no leme e profundor para encaixar os horns, encaixe no lugar e cole pelos dois lados.


O horn está pronto, repita o mesmo para o outro horn...
O trem de pouso é feito com arame 2mm dobrado. As rodas são fixadas com um retentor, que pode ser linha com super-bonder ou algo parecido. No caso, foram usados terminais de barra Sindal:
Ele vai espetado e colado em um bloco de isopor que colei por dentro da fuselagem, na altura do bordo de ataque da asa.
Para prender o motor, colei um par de palitos de sorvete na parte de baixo do nariz, fazendo um sanduíche com outro pedaço de depron por cima, coloquei mais um par de pedaços de bambú para apoiar e prendi com braçadeira.
Ficou firme o suficiente para o motor não voar e solto o suficiente para não quebrar o motor se lenhar de nariz no asfalto...

Já que estamos documentando a gambi, aí está um desenho de frente.
Na prática qualquer jeito que o motor não saia nem se mova muito funciona, nem pensei nisto na hora
E pronto... A fuselagem está concluída, e ficou pesando 150g com motor e links:

Próxima etapa... A asa...
Pela primeira vez o processo Schultz documentado...
Começa-se com 10 nervuras de depron 4mm, com perfil Schultz, e uma folha de depron 2mm com as fibras na horizontal.
A largura deve ser igual à envergadura e a altura ao dobro da corda mais a espessura.
Traça-se uma linha determinando onde será o bordo de ataque, a linha, e depois linhas para as nervuras na altura da parede lateral da fuselagem, nas pontas, e as outras mais ou menos equidistantes, completando a asa:


Para fazer o bordo de ataque, primeiro passo uma tampa de caneta larga pelo que será o lado de dentro só pra dar uma amassada no depron e facilitar a dobra (neste ponto eu devia ter lembrado de colar uma fita de embalagem no bordo de ataque pelo lado de fora...).
Colo 3 palitos de sorvete formando o ângulo do diedro, e colo as nervuras nas linhas que tracei.
Colo os palitos no meio da asa, coloco um bloquinho de isopor na parte da frente para dar mais resistência, fixo dois filetes de depron ao lado dos palitos de sorvete e colo os espetos de churrasco que formarão as longarinas na parte de cima das nervuras.


Depois passo cola quente na parte da frente das nervuras de um lado da asa, até a longarina, e sobre a longarina também.
Fecho rapidamente a asa e mantenho pressionada até a cola esfriar.
Depois levanto a parte de trás da asa, e passo cola no restante das nervuras, da longarina até o bordo de fuga, mas não no bordo de fuga.

Fecho novamente a asa e mantenho pressionada até a cola esfriar. Em seguida passo cola no bordo de fuga.
Novamente espero esfriar e então corto a sobra do bordo de fuga
Repito o processo do outro lado da asa, e por fim passo cola no centro e uso o pedaço de depron que sobrou para unir as duas metades, isto deixa o diedro bem resistente e firme.
Colo uma fita adesiva no bordo de ataque (devia ter feito isto antes...).
Isto adiciona resistência e melhora o acabamento, com um peso adicional mímimo.
As asas que construo assim aguentam batidas no poste do Paca sem nem entortar...
Prendo a asa no avião já montado, com elástico neste caso e está pronto.
Peso final, com motor, bateria, receptor, etc.: 320g

Preparando para decolar
Voando:

Um comentário:

  1. Muito legal!!!! Parabéns!!Fazia tempo que procurava algo assim como fazer do zero. Obg!

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